Logo iCities 2

Blog

Município de Araguaina/TO assina Contrato Público para Solução Inovadora com startup GOVE

Município de Araguaina/TO assina Contrato Público para Solução Inovadora com startup GOVE

Com o propósito de otimizar receitas e despesas, o Município de Araguaina, estado do Tocantins, assinou um Contrato Público para Solução Inovadora com a startup GOVE.

O edital foi publicado em 07 de outubro de 2021, com base no Marco Legal das Startups, que criou uma modalidade especial de licitação, em busca de soluções inovadoras para a administração pública. 

Saiba mais sobre o tema acessando nosso artigo: Marco Legal das Startups completa 1 ano de vigência e promete fomentar smart cities.

No caso do Município de Araguaina, o resultado da avaliação e julgamento foi publicado em 15 de dezembro de 2021 e o Contrato Público para Solução Inovadora foi assinado em 12 de janeiro de 2022, para fase de testes.

Entenda, a seguir, como isso foi possível.

O que é o Contrato Público para Solução Inovadora?

O Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) é um contrato administrativo, criado pelo Marco Legal das Startups, com o objetivo de resolver demandas públicas que exijam solução inovadora com emprego de tecnologia.

Ele também tem o propósito de promover a inovação no setor produtivo por meio do uso do poder de compra do Estado.

Diferente dos contratos administrativos tradicionais, em que a administração pública contrata uma solução pronta e pré-definida, o CPSI permite o desenvolvimento e o teste da solução tecnológica no curso do contrato.

Ao final, o CPSI poderá gerar um novo contrato, com a mesma contratada e sem nova licitação, para o “[…] fornecimento do produto, do processo ou da solução resultante do CPSI ou, se for o caso, para integração da solução à infraestrutura tecnológica ou ao processo de trabalho da administração pública”, nos termos do artigo 15, do referido Marco Legal.

As diferenças entre o Contrato Público para Solução Inovadora e o contrato de fornecimento dele decorrente estão disponíveis aqui, no Insight da Law.we.

Quais resultados o Município de Araguaina/TO buscou com o seu edital?

Segundo a citada Lei Complementar nº 182/2021, nessa modalidade especial o escopo da licitação poderá “restringir-se à indicação do problema a ser resolvido e dos resultados esperados pela administração pública, incluídos os desafios tecnológicos a serem superados” (Art. 13, §1º). 

Desse modo, fica dispensada a descrição de eventual solução técnica previamente mapeada e suas especificações técnicas, pois caberá aos próprios licitantes propor diferentes meios para a resolução do problema.

No caso do Município de Araguaina, o edital de licitação definiu os seguintes resultados esperados: 

  1. Possibilitar integração de dados dos diferentes sistemas de gestão estratégica (financeiro, contábil e tributário) já contratados pelo Município via webservice; 
  2. Realizar análise dos dados para identificação de oportunidades de melhorias em eficiência fiscal, e incrementar a disponibilidade de recursos financeiros municipais;
  3. Aplicação de modelos de análise de dados próprios aos seguintes itens: receita próprias, despesas, convênios e transferências de outras esferas de governo.

A licitante participante, por sua vez, propôs como solução um software de inteligência e gestão da informação para otimização de receitas e despesas, na modalidade de licenciamento de Software como Serviço (SaaS – Software as a Service).

O software contempla: integração da análise de dados e informações dos sistemas tributário, contábil, financeiro e bases cadastrais; comparação com outros entes federados; notificação de contribuintes via endereço eletrônico (e-mail) e sms; suporte técnico especializado e treinamento, conforme proposta anexa ao processo licitatório.

Ao final, o Município obteve um mapeamento de oportunidades de otimização de receitas e despesas. Entre elas, a startup contratada apresentou um relatório identificando 29 ações que somam um potencial estimado de R$ 6,4 milhões, sob o ponto de vista de inteligência financeira.

Mais informações sobre a licitação podem ser acessadas no portal de transparência municipal, disponível aqui.

Licitação na prática

Assim, tem-se um caso prático e pioneiro de licitação exclusiva para startup, com base no Marco Legal das Startups, em busca de soluções inovadoras e tecnológicas para a administração pública.

Editais como esse ainda são uma novidade, mas tendem a se multiplicar no país, conforme a gestão pública se aperfeiçoa no desenvolvimento de cidades inteligentes.

Você também pode aprofundar os conhecimentos em contratações públicas voltadas para smart cities, por meio da formação executiva do iCities, o Smart City Expert.

Felipe Werlang é advogado e fundador da Law.we –  assessoria jurídica de startups e negócios digitais. Especialista em direito administrativo pela Universidade Estadual de Londrina, acompanha em especial projetos de govtechs e smart cities.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.