Logo iCities 2

Blog

Segurança e revitalização do centro de São Paulo são debatidos no Smart City Session by Ibrachina

smart city session ibrachina

A segunda edição do Smart Cities Session by Ibrachina foi realizada nesta quinta-feira (29), na sede do Ibrawork, hub de inovação do Instituto. O tema do encontro foi “Smart Cities e a Revitalização do Centro de São Paulo: quais os impactos na segurança da população?”.

Focada na busca de soluções de cidades inteligentes para a capital paulista e outras grandes cidades, Ibrachina e o iCities reuniram autoridades governamentais, representantes de empresas e do meio acadêmico para debaterem juntos na busca de alternativas.

Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork, disse que o objetivo desse Smart City Session é “abordar estratégias das cidades inteligentes voltadas à segurança da população, atreladas a projetos de revitalização urbana”. De acordo com Law, o tema foi escolhido com base em resultados de pesquisas, nos quais a segurança pública apareceu como a maior preocupação da comunidade.

Na abertura do evento, Fernando Tohmé, coordenador do Ibrachina Smart City Council, fez uma retrospectiva do trabalho que vem sendo feito. Além da realização de eventos como o Sessions, o grupo liderado por Thomas Law esteve em feiras de grande expressão como Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, e a Smart City Expo Curitiba, no Paraná.

Em seguida, o Dr. Mario Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Sé, abordou o trabalho dos conselhos de segurança em São Paulo.

A programação incluiu três painéis ao longo da manhã, nos quais especialistas no tema “Cidades inteligentes” fizeram suas apresentações, interagiram com os mediadores e, ao final, responderam questionamentos da audiência presente. Toda a programação foi transmitida online.

O evento tem chancela internacional da Fira Barcelona, por meio do iCities Smart Cities Solutions. Apresentado pelo Ibrachina, tem apoio da APECC e do Ibrawork.

Os painéis

Moderado por Thomas Law, o primeiro painel tratou de “Smart Cities e a reconexão dos espaços a favor da Segurança”. Ele foi apresentado pelo arquiteto Washington Fajardo, ex-Secretário de Planejamento Urbano do Rio e presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade até 2016.

Na sequência, ocorreu o painel “Segurança: um desafio de inclusão”. O tema foi abordado pelo arquiteto e urbanista Caio Vassão, head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap. Ele dividiu o palco com Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. A mediação ficou a cargo de Caio de Castro, diretor de Relacionamento de Mercado do iCities.

O painel final, que tratou de “Segurança pública a favor das pessoas”, foi apresentado pelo delegado Maurício Freire, ex-presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC, e pela delegada Raquel Galinatti, especialista em Gerenciamento de Crises pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A conversa foi moderada por Fernando Thomé.

Assista na íntegra:
https://youtu.be/BA3YOOIwt0A

Sobre o Ibrachina

Fundado em 2018, pelo advogado Thomas Law, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) tem sede em São Paulo. Seu objetivo é promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países de língua portuguesa.  O Ibrachina acredita na cooperação entre os países e na riqueza desta troca. Por isso, fomenta a produção de conhecimentos que aproximam as pessoas por meio de palestras, workshops, intercâmbios, atividades e eventos culturais.Uma das suas áreas de atuação é a promoção do desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil. Anualmente realiza o “Ibrachina Challenge by IGLOO Network”, uma competição de startups, visando valorizar as iniciativas brasileiras na área da tecnologia.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.