Logo Expert 2

360h

Carga horária

Aulas ao vivo

Conteúdo

Flexível

Calendário

10

módulos temáticos

Nacionais e Internacionais

professores

Overview

O SMART CITY EXPERT é um curso de formação executiva, Lato Sensu, em Cidades Inteligentes. Este curso capacita profissionais de diferentes áreas para construir cidades mais inteligentes por meio do desenvolvimento de projetos inovadores e tecnológicos. 

O programa tem o objetivo de tornar os participantes especialistas em cidades inteligentes, com ênfase no desenvolvimento de gestão estratégica da nova economia, podendo atuar na gestão pública ou na iniciativa privada. A formação permitirá o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares, de maneira a utilizar sua formação principal em conexão com as esferas social, ambiental, econômica, tecnológica e de infraestrutura.

Torne-se um especialista diferenciado:

metodologia híbrida e inovadora:

para quem é este curso?

Empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, pesquisadores e líderes de organizações do terceiro setor.

O programa também atende gestores e servidores da administração pública de âmbito municipal, estadual e federal dos poderes executivo, judiciário e legislativo.

O SMART CITY EXPERT é a porta de entrada para as oportunidades envolvendo Cidades Inteligentes. Se você faz parte de uma equipe que representa uma prefeitura, este curso é para você. Se você faz parte de uma empresa que desenvolve soluções que podem auxiliar cidades a se tornarem mais eficientes, este curso também é para você.

O iCities une estes dois públicos, garantindo, por meio do Expert, que as cidades saibam buscar as tecnologias que faltam em suas estruturas e que as empresas saibam como disponibilizar suas soluções, da maneira mais inteligente e otimizada possível, tecendo relações sustentáveis e duradouras com as prefeituras.

Reproduzir vídeo

Conteúdo Programático

Objetivo

Conhecer, aplicar e adaptar tecnologias disponíveis para melhorar a gestão urbana, bem como estudar casos reais de cidades que já utilizam tecnologia como ferramenta para aumentar a eficiência da gestão pública e a melhor interação com os cidadãos.

Programa

  • Introdução Smart Cities como plataformas tecnológicas;
  • A inovação turbinando o desenvolvimento urbano; Economia Criativa. Economia Compartilhada. Economia Circular;
  • O conceito City SmartUp; As novas ferramentas no processo de digitalização das cidades. O “novo normal” urbano;
  • A última fronteira da digitalização de cidades pelo mundo;
  • A digitalização nas cidades brasileiras;

 

Prof. Renato de Castro

Smart City Expert | Palestrante Internacional | Viajante Global

Embaixador de Smart Cities no TM Fórum de Londres e do COR (Centro de Operações Rio), membro do conselho de diretores da Leading Cities de Boston e Conselheiro Sênior Voluntário na União Internacional de Telecomunicações (ITU) – a agência das Nações Unidas para a informação e telecomunicações.

Objetivo

Criar uma orientação de como desenvolver e fomentar o empreendedorismo por meio dos ecossistemas de inovação e startups no Município através de leis, decretos e projetos envolvendo a Tríplice-Hélice.

Programa

  • Conceitos sobre Inovação, os gatilhos para inovação nas organizações, e a diferença entre Inovação fechada e inovação aberta; Startups.
  • Ecossistemas de inovação, mostrando os diferentes modelos e o papel de cada um dos atores;
  • Leis de Inovação no Brasil, em nível federal, estadual e municipal;
  • A aplicação de processos de inovação aberta em Living Labs (laboratórios vivos) com estudo de casos de sucesso no Brasil e no exterior.

 

Prof. Marcus José Rocha

CEO na 2Grow Habitat de Inovação

Mestre em Gestão da Inovação em Organizações pela ESAG-UDESC , MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela Unisociesc/FGV, e Graduado em Ciências da Computação pela Unisul.

Objetivo

Compreender e elaborar projetos de desenvolvimento inclusivo e social nas áreas de educação, saúde e segurança por meio de inovação e ferramentas tecnológicas.

Programa

  • Aborda o conceito de Smart Cities e Smart Citzens;
  • Introdução aos serviços públicos: o impacto da educação, saúde e segurança para as Smart Cities;
  • Cidades que cuidam: favorecendo a saúde do cidadão e melhorando atendimentos especializados;
  • Cases de tecnologias disruptivas na saúde inteligente, Educação na cidade inteligente; Tecnologias na gestão escolar e capacitação nas cidades 4.0; Também traz cases de soluções de segurança colaborativa.

 

Prof. Silvio Barros

Consultor em Sustentabilidade e em Gestão Participativa e Governança Colaborativa

Palestrante e colunista da CBN em Sustentabilidade. É também consultor do programa LIDER do Sebrae-Nacional. Trabalhou 15 anos na Amazônia. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Fundação Vitoria Amazônica em Manaus.

Objetivo

Trazer insights sobre as tendências mundiais e os novos modelos de mobilidade urbana sustentável, integrando mobilidade elétrica, micro-mobilidade, integração de modais, entre outros fatores.

Programa

  • Introdução à Mobilidade Urbana Sustentável e os eixos estruturais;
  • Impacto dos deslocamentos na economia, no meio ambiente, na saúde e qualidade de vida da população;
  • Transporte urbano motorizado e não-motorizado e o papel do cidadão inteligente no desenvolvimento sustentável;
  • Modelos de projetos nacionais e internacionais de sucesso aplicados para uma mobilidade sustentável; Integração de Modais;
  • A evolução da mobilidade sustentável nas cidades inteligentes: necessidades, barreiras e desafios de resiliência.

 

Prof. Ricky Ribeiro

Cofundador do Mobilize – Portal de Mobilidade

Graduado em Administração Pública FGV-EAESP, com mestrado em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e MBA Executivo pela Universidade de Barcelona (UB). Fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil – Mobilidade Urbana Sustentável. Coautor do livro Movido pela Mente.

Objetivo

Apresentar formatos para desenvolver projetos de eficiência energética para o Município, fontes de energias renováveis e modernização da Iluminação Pública que resulta em economicidade, eficiência, eficácia e segurança do sistema energético, criando impacto positivo para o cidadão.

Programa

  • Introdução aos sistemas energéticos urbanos: o papel da energia no desenvolvimento das cidades;
  • Oportunidades de geração e otimização de energia;
  • Iluminação pública e a eficiência energética como oportunidades de aumento de arrecadação e geração de empregos;
  • O papel das concessionárias de energia no desenvolvimento de projetos de smart cities; Smart grids: desafios e benefícios.

 

Prof. Paulo Cunha

Consultor especializado em energia pela FGV-Energia

Mestre em Regulação da Indústria da Energia. Engenheiro Eletricista e Advogado. Consultor Sênior da Fundação Getulio Vargas. Professor de Comercialização de Energia na Fundação Getúlio Vargas. Foi durante 11 anos CEO da Neoenergia Comercialização. Foi Conselheiro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – ABRACEEL.

Objetivo

Conhecer casos reais de projetos de infraestrutura verde e construções que criam valor para toda a cadeia produtiva de forma sustentável. Entender o papel da construção na qualidade de vida dos cidadãos. Trabalhar políticas públicas para fomentar tais projetos.

Programa

  • Introdução aos projetos de infraestrutura: O papel da infraestrutura urbana como diretriz da cidade;
  • Pavimentação nas cidades, conceitos, benefícios, impactos e cases nacionais;
  • Planejando redes de abastecimento e saneamento;
  • Cadeia de valor de edifícios sustentáveis partindo de uma visão holística;
  • O papel das construções para a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Prof. Alexsander Maschio

Gerente da Regional Sul da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland

Engenheiro Civil formado pela PUC-PR, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School e em Gestão Pública pela FESP, mestrando em Planejamento Urbano pela UFPR.

Objetivo

Trazer uma maior compreensão sobre os Planos Diretores, bem como permitir que gestores de planejamento, infraestrutura e mobilidade possam criar melhores diretrizes para o planejamento urbano, utilizando dados, interagindo com a população, além de estabelecer critérios para que novos loteamentos se tornem bairros planejados e alinhados ao Plano Diretor do Município.

Programa

  • Princípios, objetivos e estratégias para um Planejamento Urbano e Territorial sustentável;
  • O papel do Plano Diretor no desenvolvimento nas cidades;
  • A importância das articulações para viabilização de projetos;
  • A valorização do cidadão no contexto das cidades;
  • As tendências e novas realidades, entendendo o desenvolvimento sustentável das cidades a partir do estudo de casos de sucesso no Brasil e no exterior.

 

Prof Gustavo Taniguchi

Diretor executivo da URBTec, empresa de Desenvolvimento Urbano que é referência na América Latina

Trabalha na área de Planejamento urbano e regional com ênfase em projetos de transporte urbano, mobilidade e sistema de passageiros. Experiência na coordenação de Planos Metropolitanos e Regionais, Planos diretores e planos de mobilidade urbana.

OBJETIVO

Permitir que o participante possa iniciar um processo de transformação digital e de governança no Município ou em uma Secretaria específica a partir de conceitos de tecnologia, eficiência de processos, coleta de dados e governança digital.

PROGRAMA DO MÓDULO

  • Base para a transformação de Smart Cities; Conceitos, indicadores e desafios relacionados ao cenário urbano brasileiro;
  • Procedimentos, mecanismos e ferramentas para transformação de uma cidade tradicional em Smart City;
  • Ferramentas e conceitos de Governança 4.0 e da nova democracia urbana;
  • Conceitos e aplicabilidade de gestão inteligente para as cidades – digitalização, sensorização, Big Data, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT) – em serviços urbanos e utilities;

 

Prof. Sandro Vieira | Especialista em Inovação e estratégia empresarial

Sandro é especialista em Inovação e estratégia empresarial com master em Governança e Nova Economia. Especialista em Planejamento e Gestão pela FAE Business School; Governança Trendsinnovation pela Inova Business School; e Liderança de Equipes de Alto Desempenho pela Oxford Leadership Academy.

 

Profa. Ana Carolina Benelli | Pesquisadora e consultora de GovTech

Ana é Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Pesquisadora e consultora no Instituto de Tecnologia e Sociedade. Diretora da Linked Data Tecnologia da Informação.

 

Objetivo

Permitir que o aluno possa criar mecanismos e políticas públicas para o desenvolvimento da Sociedade 5.0., incentivando a aproximação e participação cidadã nas decisões municipais.

Programa

  • Conceitos e fundamentos da democracia, compreendendo os avanços de tal termo no ambiente político e na realidade das cidades;
  • Conceitos estratégicos de responsabilidade e pertencimento como chaves para a democracia enquanto valor norteador;
  • Conceitos de processos participativos e metodologia de trabalho aplicada na prática com cases reais. A importância dos processos colaborativos ao longo do desenvolvimento territorial, municipal e urbano.

 

Prof. Caio Vassão

Head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap

Arquiteto e urbanista. Professor e pesquisador coordenador do grupo Cenários Urbanos Futuros (RITe-FAUUSP). Consultor em projetos de inovação e transformação organizacional, com abordagem do Metadesign para processos de transformação cultural e urbana.

Objetivo

Permitir que o gestor público conheça os formatos mais adequados para contratação de projetos públicos dentro dos aspectos legais e busque novos caminhos e modelos de contratação céleres para projetos de modernização e inovação da administração pública.

Programa

  • Introdução sobre contratações para projetos de Smart Cities;
  • Principais leis que regem contratações públicas: aplicabilidade e riscos;
  • Conceitos de PMIs e Termos de Referência: o que é e quando utilizar;
  • Parcerias Público-Privadas: conceitos, aplicações e cases de sucesso;
  • O papel da transparência, integridade e compliance; Decretos para Cidades Inteligentes e o Sandbox;

 

Prof. Guilherme Dominguez

Cofundador-diretor do Brazil LAB. fundador e Diretor -Executivo do ILDD e Sócio de Dominguez Advogados

Graduado em Direito pela PUC/SP, instituição pela qual obteve também os títulos de Especialista e Mestre em Direito Administrativo, tendo desenvolvido sua linha de pesquisa nas áreas de Regulação, Direito e Desenvolvimento e Controle Judicial de Políticas Públicas.

O que estão dizendo sobre o Expert:

Tudo pronto para iniciar a sua jornada?