360h
Carga horária
Aulas ao vivo
Conteúdo
Flexível
Calendário
10
módulos temáticos
Nacionais e Internacionais
professores
Compartilhe este curso:
Overview
O SMART CITY EXPERT é um curso de formação executiva, Lato Sensu, em Cidades Inteligentes. Este curso capacita profissionais de diferentes áreas para construir cidades mais inteligentes por meio do desenvolvimento de projetos inovadores e tecnológicos.
O programa tem o objetivo de tornar os participantes especialistas em cidades inteligentes, com ênfase no desenvolvimento de gestão estratégica da nova economia, podendo atuar na gestão pública ou na iniciativa privada. A formação permitirá o desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipes multidisciplinares, de maneira a utilizar sua formação principal em conexão com as esferas social, ambiental, econômica, tecnológica e de infraestrutura.
Torne-se um especialista diferenciado:
- CONHECIMENTO: Impulsione a sua carreira ou seu negócio através de novos conhecimentos
- PROJETOS: Torne-se um gestor de projetos na área
- NEGÓCIOS: Identifique oportunidades de negócios e parcerias
- NETWORKING: Somos a maior rede de Experts em cidades inteligentes do país
metodologia híbrida e inovadora:
para quem é este curso?
Empresários, profissionais autônomos, acadêmicos, pesquisadores e líderes de organizações do terceiro setor.
O programa também atende gestores e servidores da administração pública de âmbito municipal, estadual e federal dos poderes executivo, judiciário e legislativo.
O SMART CITY EXPERT é a porta de entrada para as oportunidades envolvendo Cidades Inteligentes. Se você faz parte de uma equipe que representa uma prefeitura, este curso é para você. Se você faz parte de uma empresa que desenvolve soluções que podem auxiliar cidades a se tornarem mais eficientes, este curso também é para você.
O iCities une estes dois públicos, garantindo, por meio do Expert, que as cidades saibam buscar as tecnologias que faltam em suas estruturas e que as empresas saibam como disponibilizar suas soluções, da maneira mais inteligente e otimizada possível, tecendo relações sustentáveis e duradouras com as prefeituras.
Quais são os formatos disponíveis para aquisição?
FAÇA UM OU MAIS MÓDULOS AVULSOS:
Consulte o nosso time comercial e construa a jornada que melhor se adequa às suas necessidades.
FAÇA TODOS OS MÓDULOS:
Conclua o Smart City Expert com o melhor custo / benefício. Este formato é o preferido das empresas, que se interessam apenas no conteúdo e na aplicação de sua equipe.
FAÇA O CURSO COMPLETO COM CERTIFICAÇÃO LATO SENSU:
Neste formato, você conclui todos os módulos e o curso é chancelado com um certificado Lato Sensu. Este formato é o preferido dos gestores públicos que buscam agregar valor à sua formação.
INCLUA O MÓDULO INTERNACIONAL AO SEU FORMATO:
Inclua a sua participação na comitiva que vai anualmente a Barcelona, agregando mais valor e conhecimento ao seu curso.
Conteúdo Programático
Para a melhor prestação de serviços urbanos e públicos à sociedade, é necessário compreender que a inovação e a tecnologia devem ser utilizadas em favor do cidadão. Existem diversas formas modernas e inovadoras de se atender questões de saúde, educação e segurança pública, e cada cidade deve buscar o seu melhor modelo, de forma também a criar um maior envolvimento do cidadão, de forma participativa.
Objetivo
Compreender e elaborar projetos de desenvolvimento inclusivo e social nas áreas de educação, saúde e segurança por meio de inovação e ferramentas tecnológicas.
Programa
- Smart Cities x Smart Citizens;
- Cidades Participativas x Colaborativas;
- Introdução aos serviços públicos: o impacto da educação, saúde e segurança para as Smart Cities;
- Cidades que cuidam: favorecendo a saúde do cidadão e melhorando atendimentos especializados;
- Paradigmas Pós-Covid;
- Cases de tecnologias disruptivas na saúde inteligente;
- Cases de sucesso : Educação na cidade inteligente;
- Tecnologias na gestão escolar e capacitação nas cidades 4.0;
- Aspectos da segurança pública, tecnologia e parcerias intersetoriais;
- Cases: Aplicativos de segurança colaborativa;
- Políticas públicas necessária para o futuro dos serviços dentro de uma cidade inteligente;
Prof. Silvio Barros
Professor*: Silvio Magalhães Barros II – Engenheiro Civil, dentre as funções públicas, em 1979 foi Chefe Núcleo de Meio Ambiente do Amazonas, em 1992-1993 Secretário de Turismo do Estado do Amazonas, em 1994-1995 Secretário Adjunto Turismo e Serviços MDIC, em 1995-1996 Secretário de Turismo do Estado do Paraná, em 2005-2012 Prefeito de Maringá – PR, em 2015-2016 Secretário de Planejamento do Estado do Paraná, e em 2018 Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná. Participou de eventos como a CONFERÊNCIA ONU RIO 92 – Governo Amazonas, ASSEMBLEIA GERAL OMT 1993 – Chefe Del. Brasil – MDIC, CONFERÊNCIA ONU RIO + 20 – Frente Nacional Prefeitos, COP 21 – Paris – Governo do Estado do Paraná, CITIES IPCC – Edmonton – 2018 – UCLG,
Para que as cidades se desenvolvam economicamente é essencial formar, atrair e reter talentos. Os ecossistemas de inovação e as startups são essenciais para as cidades desenvolvam a nova economia, a economia digital e disruptiva, que gera desenvolvimento e transformação, gera novos empregos e cria um alicerce para as gerações futuras.
Objetivo
Criar uma orientação de como desenvolver e fomentar o empreendedorismo por meio dos ecossistemas de inovação e startups no Município através de leis, decretos e projetos envolvendo a Tríplice-Hélice.
Programa
- Conceitos sobre Inovação, considerando a classificação dos graus de inovação, os gatilhos para inovação nas organizações, e a diferença entre Inovação fechada e inovação aberta;
- Marco legal das Startups;
- Ecossistemas de inovação de inovação, mostrando os diferentes modelos sobre o assunto e o papel de cada um dos atores;
- Leis de Inovação no Brasil, em nível federal, estadual e municipal;
- Habitats de inovação, descrevendo o meta-modelo utilizado com sucesso em um estado brasileiro para a criação de uma rede estadual de centros de inovação;
- A aplicação de processos de inovação aberta em Living Labs (laboratórios vivos) e em Urban Living Labs, com estudo de casos de sucesso no Brasil e no exterior.
Palavras-chave: Startups, parques tecnológicos, nova economia, talentos, novos modelos de negócios, living labs, educação, financiamento, governança..
Prof. Marcus José Rocha
Professor*: Profissional com 27 anos de experiência no mercado, é Mestre em Administração em Gestão e Inovação em Organizações (ESAG-UDESC), especialista em estratégia pelo Friedrich Naumann Institute da Alemanha, MBA em Gestão da Inovação Tecnológica (SOCIESC), e Bacharel em Ciências da Computação (UNISUL). É consultor credenciado pelo Sebrae em Inovação, associado ao Instituto Stela, além de idealizador da Locomotiva Aceleradora, e do Fermento – Centro de Inovação em Gastronomia da Abrasel. É sócio-fundador da ION Ideias On, Conselheiro da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), e membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis. Exerceu o cargo de Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Florianópolis entre Janeiro de 2017 e Fevereiro de 2021, quando foi responsável pela implantação da pioneira Lei Municipal de Inovação, da Rede Municipal de Centros de Inovação e do Living Lab Florianópolis, além de ter coordenado o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco.
A mobilidade urbana é um dos temas mais importantes dentro do contexto de cidades inteligentes. Cidades brasileiras e de todo mundo sofrem com uma grande pressão nos meios públicos de transporte, além de estarem altamente saturadas com veículos a combustão. A mobilidade deve ser vista como um misto entre um bom planejamento urbano e bom uso de todos os modais de transporte, fornecendo à população opções e serviços de qualidade baseado em novos modelos.
Objetivo
Trazer insights sobre as tendências mundiais e os novos modelos de mobilidade urbana sustentável, integrando mobilidade elétrica, micro-mobilidade, integração de modais, entre outros fatores.
Programa
- Introdução à Mobilidade Urbana Sustentável e os eixos estruturais;
- Planejamento urbano focado no transporte público e eficiente
- Conceitos de mobilidade ativa, acessibilidade, segurança viária, tecnologia e meio ambiente
- Impacto dos deslocamentos na economia, no meio ambiente, na saúde e qualidade de vida da população
- Transporte urbano motorizado e não-motorizado e o papel do cidadão inteligente no desenvolvimento sustentável;
- Modelos de projetos nacionais e internacionais de sucesso aplicados para uma mobilidade sustentável;
- Integração de Modais;
- Plano de Mobilidade Urbana;
- A evolução da mobilidade sustentável nas cidades inteligentes: necessidades, barreiras e desafios de resiliência.
Palavras-chave: Mobilidade, Transporte Público, Eletromobilidade, Energia, Integração de Modais.
Prof. Ricky Ribeiro
Professor*: Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), com mestrado em Sustentabilidade pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e MBA Executivo pela Universidade de Barcelona (UB). Fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil – Mobilidade Urbana Sustentável. Membro da equipe de Sustentabilidade Corporativa e consultor da empresa EY (Ernst & Young). Coautor do livro Movido pela Mente, possui um boletim semanal sobre mobilidade urbana sustentável na Rádio Trânsito de São Paulo. Vencedor do Prêmio Estadão PME, categoria Empreendedor Social, do Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário, Prêmio Marco da Paz – Inclusão sem Limites e do Prêmio Trip Transformadores. Diagnosticado em 2008 com uma doença neurológica degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) lhe tirou todos os movimentos, sem afetar sua mente. Hoje, trabalha e se comunica por meio de um leitor óptico que interpreta os movimentos da pupila.
Aliado ao Planejamento Urbano, desenvolver uma infraestrutura verde e sustentável se tornou necessidade para todas as cidades para enfrentar mudanças climáticas e utilizar recursos ambientais de forma sustentável a longo prazo. A infraestrutura das cidades e a construção civil representam uma grande parcela do impacto no meio ambiente. Por meio de projetos mais eficientes com o uso de BIM, da Indústria 4.0 e da economia circular, é possível criar projetos de infraestrutura verde que se tornem lucrativos para a sociedade em todos os aspectos: social, econômico e ambiental.
Objetivo
Conhecer casos reais de projetos de infraestrutura verde e construções que criam valor para toda a cadeia produtiva de forma sustentável. Entender o papel da construção na qualidade de vida dos cidadãos. Trabalhar políticas públicas para fomentar tais projetos.
Programa
- Introdução aos projetos de infraestrutura: O papel da infraestrutura urbana como diretriz da cidade;
- Pavimentação nas cidades, conceitos, benefícios, impactos e cases nacionais;
- Planejando redes de abastecimento e saneamento;
- Cadeia de valor de edifícios sustentáveis partindo de uma visão holística;
- O papel das construções para a qualidade de vida dos cidadãos;
- Incentivo à economia circular na construção, oportunidades sociais.
Palavras-chave: Infraestrutura sustentável, construções sustentáveis, meio ambiente, economia circular, economia verde, indústria 4.0, consumo consciente, espaços públicos.
Prof. Alexsander Maschio
Professor*: Alexsander Maschio – ABCP – Engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School e em Gestão Pública pela FESP, mestrando em Planejamento Urbano pela UFPR, é Gerente da Regional Sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). É também membro do Conselho Temático de Cidades e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP) e do GT de Logística – COINFRA (FIERGS). Com mais de 20 anos de experiência na construção civil está, desde 2010, à frente da regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP onde coordena a implementação de projetos de desenvolvimento de mercado para sistemas construtivos a base de cimento nos segmentos de pavimentação, edificações, indústria, autoconstrução e infraestrutura urbana. Idealizador do Projeto Ruas do Futuro, tem atuado fortemente na difusão da necessidade da TRANSFORMAÇÃO URBANA; defende que através da melhoria dos espaços e vias urbanas é possível elevar em muito a qualidade de vida dos cidadãos, priorizando as pessoas. Possui vários artigos publicados, em sua maioria relacionados à área de pavimentação, e ministrou mais de 100 palestras, cursos e treinamentos nos últimos anos em todo o território nacional.
A energia é um tema transversal para todos os aspectos de uma cidade inteligente, desde iluminação pública, como abastecimento dos edifícios públicos, mobilidade elétrica, etc. Cidades podem se beneficiar de sistemas energéticos inteligentes que envolvem redes de distribuição de energia elétrica, gás e saneamento.
Objetivo
Apresentar formatos para desenvolver projetos de eficiência energética para o Município, fontes de energias renováveis e modernização da Iluminação Pública que resulta em economicidade, eficiência, eficácia e segurança do sistema energético, criando impacto positivo para o cidadão.
Programa
- Introdução aos sistemas energéticos urbanos: o papel da energia no desenvolvimento das cidades;
- Oportunidades de geração e otimização de energia;
- Conceitos e políticas públicas para energias renováveis: solar, eólica, biogás e biomassa;
- Tratamento de resíduos sólidos na matriz energética das cidades inteligentes;
- Iluminação pública e a eficiência energética como oportunidades de aumento de arrecadação e geração de empregos;
- O papel das concessionárias de energia no desenvolvimento de projetos de smart cities;
Smart grids: desafios e benefícios.
Palavras-chave: Energias renováveis, smart grid, iluminação pública, eficiência energética, mobilidade elétrica, edifícios públicos, gestão de energia, sistemas energéticos, energia solar, biogás, biomassa, saneamento sustentável.
Prof. Paulo Cunha
Professor*: Consultor Sênior da Fundação Getulio Vargas. Sócio diretor da SEMPI Consultoria Ltda. Árbitro na Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Professor de Comercialização de Energia na Fundação Getulio Vargas. Promotor do Bahia Energia. Doutorando em Engenharia Industrial. Mestre em Regulação da Indústria da Energia. Engenheiro Eletricista e Advogado. Foi CEO da Neoenergia Comercialização. Foi Conselheiro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – ABRACEEL e da Câmara Americana de Comércio – AmCham.
Como as cidades 4.0 constroem uma relação direta com a população levando em consideração os poderes municipal, estadual e federal. Desburocratização e transparência são as diretrizes essenciais para se construir governos abertos e ágeis na resolução de problemas e atendimento ao cidadão, em especial aos com maior vulnerabilidade social. A interação entre os poderes municipal, estadual e federal é essencial para que se possa destinar adequadamente recursos para as necessidades das cidades.
Objetivo
Permitir que o gestor público possa criar mecanismos e políticas públicas para o desenvolvimento do Cidadão 4.0., incentivando a aproximação e participação cidadã nas decisões municipais, bem como criando mecanismos para monitorar a percepção dos cidadãos quanto à administração pública.
Programa
- Conceitos e fundamentos da democracia, compreendendo os avanços de tal termo no ambiente político e na realidade das cidades;
- Conceito de democracia participativa como forma de suplantar a crise de representatividade dos anos 90 do século XX, com destaque para ferramentas de participação popular na realidade das cidades para efetivar aspecto central de uma Cidade 4.0, a saber, a efetivação de um sentimento democrático associado à construção conjunta da realidade;
- Conceitos estratégicos de responsabilidade e pertencimento como chaves para a democracia enquanto valor norteador;
- Conceitos constitucionais de federalismo e responsabilidades das esferas de poder na realidade local, com ênfase em princípios constitucionais, leis de planejamento urbano e documentos internacionais com objetivos de consolidar valores fundamentais nas realidades das cidades com base no envolvimento dos cidadãos e cidadãs.
Palavras-chave: Sociedade 5.0, Poder público, interação com cidadão, investimentos, governança, gestão pública ágil, governo aberto.
Prof. Caio Vassão
Professor: Formação multidisciplinar, estendendo-me da prática arquitetônica a interfaces de computação ubíquas e arte urbana. Atua desde 1995 em pesquisa e ensino de alta tecnologia e sua relação com a sociedade e o meio urbano. Desde 1999, atua em programas de pós-graduação da FAAP e Senac (São Paulo), IED, Universidade Positivo, entre outros. Em dissertação de mestrado, pesquisou Arquitetura Móvel, Mobilidade Urbana, Nomadismo e Comportamento Nômade, Política Urbana e Estruturas Leves para arquitetura móvel. Na tese de doutorado, pesquisou Metodologias de Design para Computação Ubíqua, bem como Metadesign, como método de design preferencial. No pós-doutorado, está pesquisando a “Cidade Distribuída”, um modelo urbano que vê a cidade como um ‘sistema distribuído’, uma rede de sistemas tecnológicos, culturais e de criação de riqueza entrelaçados, com base no metadesign e no design de ecossistemas. Desde 2006, contribui com expertise para o mGov, uma iniciativa privada em aplicativos governamentais para computação móvel, especialmente no que diz respeito ao uso generalizado de telefones celulares. Desde 1996, desenvolve uma abordagem de design que incorpora tecnologia digital, sustentabilidade ambiental e legitimidade social. Esta abordagem foi resumida na abordagem de design “Metadesign”, adotando a abordagem tradicional de metadesign e trazendo-a para as necessidades de hoje e o conjunto de conhecimento disponível.
O planejamento urbano e territorial atual deve levar em consideração estudos aprofundados de dados de diversas fontes da cidade, bem como aspectos sociais, econômicos, ambientais. O Plano Diretor, muito ligado ao Plano de Mobilidade Urbana, é um dos aspectos mais interconectados com este tema. Além disso, o desenvolvimento de novos bairros e loteamentos mudou amplamente nos últimos anos, colocando muito mais o cidadão no centro do planejamento, ao invés da estrutura de ruas e edificações.
Objetivo
Trazer uma maior compreensão sobre os Planos Diretores, bem como permitir que gestores de planejamento, infraestrutura e mobilidade possam criar melhores diretrizes para o planejamento urbano, utilizando dados, interagindo com a população, além de estabelecer critérios para que novos loteamentos se tornem bairros planejados e alinhados ao Plano Diretor do Município.
Programa
- Princípios, objetivos e estratégias para um Planejamento Urbano e Territorial sustentável;
- O papel do Plano Diretor no desenvolvimento nas cidades;
- A influência dos aspectos sociais, econômicos e ambientais no processo de planejamento;
- A importância das articulações para viabilização de projetos;
- A integração com compromissos internacionais como fator impulsionador do planejamento;
- A valorização do cidadão no contexto das cidades;
- As tendências e novas realidades, entendendo o desenvolvimento sustentável das cidades a partir do estudo de casos de sucesso no Brasil e no exterior.
Palavras-chave: Planejamento urbano, Urbanismo, Plano Diretor, Espaços públicos, planejamento estratégico.
Prof Gustavo Taniguchi
Professor*: Gustavo Taniguchi é proprietário de negócios experientes com um histórico comprovado de trabalho em transporte e planejamento urbano. Hábil em Negociação, Engenharia de Transportes, Planos Diretores, Gerenciamento de Projetos e Liderança de Equipes. Mestre em Ciências – MS com ênfase em Gestão Urbana pela PUC-PR. Especialização em Mobilidade Urbana e Engenharia de Tráfego. Desenvolvendo projetos no Brasil, Colômbia e Paraguai.
O desenvolvimento de uma cidade mais inteligente começa por um bom planejamento, e passa pela gestão e governança dos processos que uma smart city exige. A análise da economia é fundamental para saber quais são os desafios, oportunidades, e prioridades de ações que envolvem gestão econômica, de serviços públicos, participação cidadã e uso da tecnologia para gerar eficiência nas operações e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos.
OBJETIVO
Permitir que o participante possa iniciar um processo de transformação digital e de governança no Município ou em uma Secretaria específica a partir de conceitos de tecnologia, eficiência de processos, coleta de dados e governança digital.
PROGRAMA DO MÓDULO
- Base para a transformação de Smart Cities; Conceitos, indicadores e desafios relacionados ao cenário urbano brasileiro;
- Procedimentos, mecanismos e ferramentas para transformação de uma cidade tradicional em Smart City;
- Ferramentas e conceitos de Governança 4.0 e da nova democracia urbana;
- Conceitos e aplicabilidade de gestão inteligente para as cidades – digitalização, sensorização, Big Data, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Internet das Coisas (IoT) – em serviços urbanos e utilities;
Prof. Sandro Vieira | Especialista em Inovação e estratégia empresarial
Sandro é especialista em Inovação e estratégia empresarial com master em Governança e Nova Economia. Especialista em Planejamento e Gestão pela FAE Business School; Governança Trendsinnovation pela Inova Business School; e Liderança de Equipes de Alto Desempenho pela Oxford Leadership Academy.
Profa. Ana Carolina Benelli | Pesquisadora e consultora de GovTech
Ana é Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Pesquisadora e consultora no Instituto de Tecnologia e Sociedade. Diretora da Linked Data Tecnologia da Informação.
Objetivo
Entender a diferença entre as regiões mundiais. Conhecer, aplicar e adaptar tecnologias para melhorar a gestão urbana, bem como casos reais de cidades que já utilizam tecnologia como ferramenta para aumentar a eficiência da gestão e melhorar a interação com os cidadãos.
Programa
- Urbanização;
- Introdução às Smart Cities;
- Plataformas tecnológicas;
- A inovação turbinando o desenvolvimento urbano;
- Economia Criativa;
- Conexão, informação e inteligência;
- O impacto da COVID-19 na economia global;
- Novas ferramentas no processo de gestão das cidades;
- O “novo normal” urbano. Digitalização de cidades pelo mundo;
- Introdução à indicadores e padrões para as cidades inteligentes;
- Conceito e aplicações de ferramentas tecnológicas;
- Benchmarking em projetos pelo mundo.
Prof. Dr. André Luis Azevedo Guedes
Smart City Expert
Pós-doutoramento – Administração – Universidade Federal Fluminense – 2019; Ph.D. – Engenharia Civil – Universidade Federal Fluminense – 2018; M.Sc. – Engenharia de Produção (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense – 2011; MBA – Gestão Estratégica – Universidade Federal Fluminense – 2008; MBA – Administração – Universidade Cândido Mendes – 2006; B.S. – Informática – Universidade Estácio de Sá – 2004.
Objetivo
Permitir que o gestor público conheça os formatos mais adequados para contratação de projetos públicos dentro dos aspectos legais e busque novos caminhos e modelos de contratação céleres para projetos de modernização e inovação da administração pública.
Programa
- Introdução sobre contratações para projetos de Smart Cities;
- Principais leis que regem contratações públicas: aplicabilidade e riscos;
- Conceitos de PMIs e Termos de Referência: o que é e quando utilizar;
- Parcerias Público-Privadas: conceitos, aplicações e cases de sucesso;
- O papel da transparência, integridade e compliance; Decretos para Cidades Inteligentes e o Sandbox;
Prof. Guilherme Dominguez
Cofundador-diretor do Brazil LAB. fundador e Diretor -Executivo do ILDD e Sócio de Dominguez Advogados
Graduado em Direito pela PUC/SP, instituição pela qual obteve também os títulos de Especialista e Mestre em Direito Administrativo, tendo desenvolvido sua linha de pesquisa nas áreas de Regulação, Direito e Desenvolvimento e Controle Judicial de Políticas Públicas.