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Com solução da DATAPROM para digitalização dos pagamentos, transporte de Curitiba vê queda de 87% nos assaltos em ônibus

Transporte da cidade aceita pagamentos com cartão de crédito e débito desde abril de 2022. Ao todo, 205 das 254 linhas da cidade não aceitam mais dinheiro
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Uma solução integrada pela DATAPROM contribuiu para a queda no volume de roubos e furtos dentro do transporte coletivo de Curitiba. A afirmação é da própria prefeitura, que registrou uma redução de 87% no volume dessas ocorrências nos ônibus entre 2019 e 2022. 

Curitiba universalizou em abril de 2022 a possibilidade de pagamento da tarifa diretamente com cartões de crédito e débito e dispositivos com tecnologia NFC, como celulares e smartwatches e pulseiras inteligentes. Desse modo, a novidade colocou a capital paranaense entre as primeiras a disponibilizar essa solução aos passageiros em toda a frota. 

Essa transação ocorre dentro do Sistema de Bilhetagem Eletrônica da DATAPROM em operação na capital na paranaense. Além desse meio, o passageiro também pode validar sua passagem com o cartão-transporte.

A medida permitiu que deixasse de aceitar dinheiro para pagamento da tarifa na maior parte do sistema. Das 254 linhas, 205 já não contam mais com cobradores e aceitam apenas o pagamento no cartão. As demais deixarão de aceitar pagamento em dinheiro ainda neste ano. O pagamento a partir de dispositivos NFC também está disponível nos 22 terminais e nas 335 estações-tubo da cidade.

A participação dos pagamentos com cartão no transporte de Curitiba, incluindo as passagens pagas com cartão-transporte, é de 78 %. Essa redução na circulação de dinheiro, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), contribuiu para maior segurança dentro dos ônibus. 

Segundo levantamento da Urbs com base nos boletins de ocorrência registrados pelas empresas de ônibus, 834 assaltos foram registrados em 2019. Em 2022, esse número fechou em 103 – queda de 87%. Como consequência, o prejuízo com os assaltos passou de R$ 125,2 mil em 2019, para R$ 10,6 mil no período, uma queda de 91%.  

Assaltos em queda

Ao todo, passageiros compraram mais de 5,7 milhões de passagens com cartões de débito e crédito desde o início dessa operação. Tal volume representa 8% de todas as tarifas são pagas nessa modalidade. 

E o cruzamento de dados mostra que o número de ocorrências reduziu à medida em que o uso do cartão foi ampliado no transporte coletivo e a circulação de dinheiro foi reduzida.

Em 2019, o pagamento em espécie representava 36,8%; em 2020 diminuiu para 32,33% e em 2021, para 31,64%. No ano passado, esse percentual reduziu para 22%, com o aumento das linhas com uso exclusivo de cartões e o avanço dos cartões de crédito e débito como meios de pagamento.

Enquanto isso, os 834 assaltos registrados em 2019 passaram para 560 em 2020, 186 em 2021 até chegar a 103 no ano passado.

Curitiba modernizou o seu Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no segundo semestre de 2020, promovendo uma evolução tecnológica nos equipamentos que já operavam na cidade há cerca de 10 anos. Com essa atualização, os dispositivos, além de permitirem maior integração para pagamentos, passaram a contar com câmeras integradas para a Biometria Facial. Ao todo, são 2.093 mil validadores com tecnologia da DATAPROM no transporte da cidade.

“A DATAPROM moderniza constantemente suas soluções, sempre buscando promover qualidade de vida das pessoas nas cidades. Ampliar as possibilidades de pagamento a partir da Bilhetagem Eletrônica sempre foi um dos nossos objetivos quando promovemos, junto com a URBS, a atualização desse sistema. E estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até aqui”, afirmou o diretor comercial da DATAPROM, Jailson Felisbino.

COMO FUNCIONA

Rápido, prático e seguro, o pagamento por aproximação oferece a conveniência de fazer transações apenas aproximando os dispositivos em um leitor habilitado. Os pagamentos por aproximação são ideais para transações de baixo valor e situações que requerem uma velocidade de pagamento maior para diminuir filas.

As transações são totalmente seguras por serem realizadas dentro do padrão EMV Technology, que é um padrão de especificações para a realização de pagamentos com cartões inteligentes dotados de um chip e em dispositivos de aceitação.

Os passageiros que optarem por pagar a tarifa nessa modalidade não precisam digitar senha, pois a transação será por aproximação dos cartões com tecnologia NFC (NFC Near Field Communication). No caso dos celulares e Relógios inteligentes (smartwatches), o pagamento é feito por meio de aplicativos, como Android Pay, Apple Pay e Samsung Pay.

VALOR

O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. O valor da passagem é mesmo cobrado em dinheiro e cartão-transporte (R$ 5,50), mais a taxa que o usuário pagará à operadora, de 2,07% (R$ 0,12) por bilhete. A cobrança da taxa está prevista na lei federal 13.455/2017.

O usuário poderá pagar até três passagens por viagem/validador, com o intervalo de 15 minutos para a próxima compra. O preço da passagem de R$ 5,50 (mais a taxa de conveniência) nos cartões de crédito e débito vale para todos os horários e linhas.

O pagamento permite, assim como o dinheiro e o cartão-transporte, a integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem ter necessidade de pagar mais uma passagem.

DATAPROM é uma empresa brasileira, sediada em Curitiba, cuja história se mistura com o desenvolvimento de soluções inteligentes que transforaram cidades latino-americanas em modelos de Smart Cities para o mundo. Há 34 anos no mercado, já promovemos e aplicamos inovações em mobilidade, segurança e gestão em mais de 300 municípios.  

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O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.