Logo iCities 2

Blog

Comitiva de smart cities leva grupo recorde de brasileiros para Barcelona

Além de um estande inédito no maior evento mundial de cidades inteligentes, Brasil contou com a maior delegação do Smart City Expo World Congress 2022
Comitiva de smart cities leva grupo recorde de brasileiros para Barcelona

Além de um estande inédito no maior evento mundial de cidades inteligentes, Brasil contou
com a maior delegação do Smart City Expo World Congress 2022

O Brasil foi destaque no maior evento mundial em cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona, na Espanha, no final de novembro. Além de um estande inédito na feira, o país levou a maior delegação de uma mesma nacionalidade para o evento. Boa parte também participou da Smart City Week – Comitiva Barcelona 2022, organizada pelo quinto ano consecutivo pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo hub iCities, que promove anualmente a edição brasileira do evento em Curitiba.

Profissionais, gestores e entusiastas brasileiros do ecossistema global de cidades inteligentes participaram de cinco dias de imersão na capital mundial das smart cities. Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, a comitiva participou de uma intensa semana de conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades. Representante do consórcio Fira Barcelona no Brasil, o iCities é o hub de negócios que organiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, a edição brasileira do evento mundial de cidades inteligentes. A comitiva conta ainda com a organização logística da Global Business e a certificação da La Salle Technova.

“Os participantes da comitiva participaram dos três dias de feira e congresso, fizeram muito networking entre os integrantes, de todo o país, além de uma programação exclusiva e específica da comitiva, com tradução simultânea. Além dos eventos com a La Salle, realizamos visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), em centros de inovação, multinacionais e cases como o sistema de gestão de resíduos e o sistema integrado de transportes urbanos”, celebra Caio Castro, sócio diretor do iCities.

A comitiva reuniu representantes de 37 cidades de todas as regiões do Brasil, com 27 prefeitos e prefeitas de 16 estados, sendo quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Florianópolis e Goiânia. Também estiveram presentes secretários dos governos do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de diretores e representantes das Federações das Indústrias de São Paulo e Santa Catarina, entre outras entidades e executivos da iniciativa privada.

Cases para as cidades brasileiras

A delegação de brasileiros contou também com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Sebrae (nacional, Minas Gerais e Paraná) e o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina). Em 2021, ainda diante dos receios da pandemia, a comitiva foi a segunda maior do evento, com 150 participantes.

“A programação da comitiva possibilita aos membros a oportunidade de conhecer em que direção as cidades irão. Mais da metade da população mundial vive em cidades, e no Brasil já são praticamente 90%. Todo o desenvolvimento se dá nas cidades. Precisamos entender em que direção o mundo vai seguir para preparar as nossas cidades e a nossa população nessas perspectivas futuras”, avalia Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR) e professor do programa Smart City Expert. 

“Barcelona é um destino que impressiona e nos leva a uma realidade ainda distante da nossa cidade, mas que oferece experiências possíveis de serem executadas. Um exemplo foi a visita à Cisco, cuja tecnologia ainda é pouco aplicada a serviço dos cidadãos. Assim como iniciativas de sustentabilidade. Cidades inteligentes fazem o acolhimento da população”, considera Cordélia de Almeida, prefeita de Eunápolis (BA).

A visita ao Cisco Innovation Center chamou a atenção da comitiva pela participação de um convidado direto do Brasil, em holograma.

Localizado em uma capela desativada, o Barcelona Supercomputing Center (Centro Nacional de Supercomputação, um dos datacenters mais bonitos do mundo) foi um dos pontos altos da programação da comitiva. Assim como o Barcelona Centre de Disseny (BCD), que trabalha o design como fator de transformação para a sociedade por meio da sustentabilidade e competitividade. 

Além da emblemática visita ao distrito de inovação 22@ junto de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova, os participantes também fizeram uma visita ao Porto de Barcelona, que integra o Smart Ports ao lado dos portos de Antuérpia, Hamburgo, Los Angeles, Montreal e Roterdã, com projetos inovadores em sustentabilidade ambiental, social e econômica, além da digitalização e mobilidade. 

“Trocamos muitas experiências, constatando cada vez mais que as cidades inteligentes são uma realidade em todo mundo, proporcionando mais eficiência no gasto público para as pessoas que escolheram as cidades para viver. Iremos aplicar alguns projetos baseados no que aprendemos nesses dias em Barcelona”, afirma Wanderson Bueno, prefeito de Viana (ES).

Com a proposta de “Segurança Alimentar e Nutricional – Agricultura Urbana e Desenvolvimento Social”, Curitiba foi reconhecida uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, finalista ao lado de Seul (Coreia do Sul), Kiev (Ucrânia), Bogotá (Colombia), Sidney (Austrália) e Toronto (Canadá) no Word Smart City Awards 2022. O vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel, a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e o vereador Tico Kuzma representaram a cidade no congresso e participaram da programação da comitiva, na visita à Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), com tecnologias inovadoras que ampliam a satisfação dos usuários de metrô e ônibus urbano.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.