Logo iCities 2

Blog

Smart City Expo Curitiba 2023 terá o dobro da área de exposição e experiências inéditas com 5G e metaverso

IMG_3736

4ª edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo será realizada pelo hub iCities, pela primeira vez durante três dias, de 22 a 24 de março de 2023

A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB), versão brasileira do principal evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada de 22 a 24 de março de 2023, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi). O evento é organizado desde 2018 pelo hub de negócios e soluções iCities e terá como tema “Connecting cities, people and technology“, sobre a conexão de cidades, pessoas e tecnologias. A cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (13), no Hall das Esculturas do Museu Oscar Niemeyer.

“Curitiba recebeu mais de 80 premiações nacionais e internacionais nos últimos 20 anos, o que nos colocou entre as cidades mais inteligentes do mundo. São mais de 3 milhões de pessoas vivendo em simbiose em Curitiba e região metropolitana. A capital vem se tornando a melhor cidade para se viver, estudar e se desenvolver no Brasil. O iCities trabalha há 12 anos em prol de projetos e soluções para cidades inteligentes, hoje somos um dos maiores hubs de smart cities do mundo. Por isso, o iCities e o Smart City Expo Curitiba se comprometem a continuar trabalhando por nossa cidade, trazendo e promovendo melhores soluções e projetos de smart cities de vanguarda em prol dos que aqui vivem e trabalham”, afirmou Beto Marcelino, sócio fundador do iCities.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado do Paraná. O governo estadual foi representado no evento por Aldo Bona, superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “É uma satisfação enorme para o governo receber em nosso estado a edição brasileira do maior evento internacional de cidades inteligentes. Curitiba é referência em smart cities também por conta de todo esse ecossistema que se organiza em torno do evento. É uma grande oportunidade anual de troca de experiências, vivências, conhecimentos, projetos e ações que podem ser implementadas. E faz parte da missão que temos de tornar o Paraná o estado mais moderno e inovador do Brasil. Isso passa necessariamente pelo olhar para as nossas cidades, pelo apoio às ações que representam o caminho para a construção de cidades inteligentes, como a mobilidade urbana, gestão de resíduos, uso das tecnologias de informação e comunicação para melhorar a gestão nas cidades, ampliando assim a prestação do serviço público”, pontuou Bona.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do evento em Curitiba, recém-escolhida como a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil. “Referência nacional em legislação para implantação da rede 5G e primeira cidade do mundo a receber uma luminária pública com antena 5G integrada, Curitiba voltará pelo quarto ano a ser a capital mundial da inovação, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades, agora com foco na conectividade global. Com o Vale do Pinhão, temos muito o que compartilhar no Smart City Expo Curitiba 2023, além de exemplos em inovação como o Bairro Novo da Caximba com a Pirâmide Solar e as Fazendas Urbanas”, disse o vice-prefeito.

Também participaram do lançamento do Smart City Expo Curitiba 2023 o prefeito de Morretes (PR), Júnior Brindarolli; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi; o vereador Pier Petruzziello; a procuradora geral do município, Vanessa Volpi; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), Alexandre Matschinske; os secretários Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional) e Alexandre Jarschel (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação); o presidente da Curitiba S.A., Marcelo Frehse; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o presidente do Invest Paraná, José Eduardo Bekin; Luis Mascarenhas, representante da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social; e Keia Cristina, representante da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Arena Metaverso e Salão de Eletromobilidade

Organizado desde 2018 pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba 2023 será novamente realizado no Centro de Eventos do Parque Barigui; pela primeira vez, terá um dia a mais de programação, reunindo experiências smart. A edição de 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$ 50 milhões em potencial de negócios.

“A expectativa para 2023 é a melhor até agora, tanto de patrocinadores e expositores, quanto do público. Todos estavam ansiosos para retomar o evento na edição 2022, após dois anos de interrupção pela pandemia. Tanto que batemos a expectativa de 10 mil pessoas, o que nos traz à meta de reunir 15 mil pessoas em 2023. Pela primeira vez, teremos um dia a mais de programação e o dobro de expositores, ocupando toda a extensão do Centro de Eventos Positivo. Além da já conhecida Smart Plaza Vale do Pinhão, coordenada pela Agência Curitiba, teremos a inédita Arena Metaverso, para apresentar e debater as possibilidades do 5G, da conectividade global e da internet das coisas (IOT) aplicadas às cidades; e o Salão de Eletromobilidade, que já acontece em Barcelona e virá pela primeira vez ao Brasil para oferecer uma experimentação de veículos elétricos, espalhados por todo o Parque Barigüi”, antecipou Caio Castro, sócio-diretor do iCities.

O Smart City Expo Curitiba faz parte de uma rede mundial de eventos, originada pelo maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países e será realizado em Barcelona, na Espanha, em novembro. “Nossa comitiva brasileira em Barcelona bateu recorde em 2021, a segunda maior comitiva de todo o evento, atrás apenas de Israel. Contamos com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o que prova um pouco dessa força do nosso ecossistema, que estará novamente em Barcelona em novembro de 2022. No SCECWB 2022, criamos também a comitiva com pessoas de várias cidades do Brasil e de outros países (secretários municipais, autoridades, profissionais), para visitar locais de inovação e urbanismo em Curitiba, igual fazemos em Barcelona. Vamos repetir a missão na Smart Week Pass 2023”, celebrou Eduardo Marques, sócio-diretor do iCities.

SERVIÇO 

Smart City Expo Curitiba 2023

Data: 22, 23 e 24 de março de 2023

Local: Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi – Curitiba)

Instagram: Smart City Expo Curitiba

Sobre o iCities

O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro sobre soluções inteligentes para cidades.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

iCities - The Smart Cities Hub

O iCities – The Smart Cities Hub é uma empresa pioneira no Brasil, hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada em 2011, atualmente promove uma jornada em busca de beneficiar as Cidades Inteligentes, na qual conecta as empresas e governos ao conhecimento e aos negócios nessa temática. Dispõe da representação exclusiva da Fira Barcelona no Brasil, que possibilita a organização do Smart City Expo Curitiba, maior evento do setor no Brasil, entre outras iniciativas de fomento ao ecossistema no país, como o iCities Academy – que inclui a formação executiva Smart City Expert – e o iCities Intelligence, que fomenta negócios e soluções em todo país.